Skip to content

Minha Segunda-feira, MY MONDAYS.

April 28, 2009

 

223Depois de um “nice” final de semana ,cheio de reencontros regados com muita alegria e uma otima atmosfera. Comeca a semana, esta semana ainda tem bonus, mais um feriado.Wow!

Vim de um Pais em que se trabalha nos feriados e finais de semana. para outro, que alem de nao trabalhar no feriado ainda se enforca um dia antes e um depois dependendo da epoca a semana toda.

A ultima semana foi gratificante, rever grandes amigos,   como “tio Joao” fez questao de deixar claro, tantos anos de convivencia que posso me considerar  pertencente a ela.

 

Enfim, foi uma semana legal, rolou ate “Conversa Fiada” com um amigo especial, um mozaico de sabedoria no que diz respeito a fe .Domingo foi dia de uncao, foi muito bom receber oracao de pessoas que “chegam junto” e “mandam ver”. Obviamente teve uma paradinha no hospital , dessa vez nao fui eu o motivo principal, Tio Pedro foi fazer uns exames forcados no estilo VIP.Concorrencia nao vale nao e tio? Gracas a Deus ,tudo esta sob controle.

 222

224

 214 

 

 

 

 

Segunda-feira, Bom-dia Santa Casa!

Eram 7:30 da manha e nos ja nos encontravamos la, firmeS e forteS. Eu, Valquiria e mais umas 20 colegas.Mola e uma patologia rara segundos os medicos mas ontem parecia ser gripe suina. O corredor estava lotado. Participamos entao daquele papo legal assunto predileto …

_ Oi tudo bem? Como esta sua taxa hoje?

_Seu cabelo caiu mais ne?

_Passei o final de semana todo chorando com depressao. E voce? Chorou tambem?

_Voce tem vomitado muito? E aquela secrecao na boca? Parece ate catarro ne?!

_Voce viu a cor da pele dela?

_ E, ta escurecendo …ta meia amarela….

Essa segunda foi terrivel para as emocoes, as psicologas resolveram fazer uma pequena conferencia , algumas pessoas se levantavam para falar sobre “a vida com mola”. Os testemunhos foram regados a lagrimas, me segurei ao maximo,mesmo assim umas gotinhas rolaram na minha face.

Uma das meninas contou que estava ali pra ter alta, completava 1 ano de tratamento.Nos que apenas comecamos ,entrelassavamos nossos olhares .Cada caso pode ser um caso, mas o tratamento e geral, todas nos estamos passando , teremos que passar, passaremos.

Finalmente achei uma coisa que me “tira o chao”, me desestabiliza…As segundas-feiras na Santa Casa.Ao sair dali me sinto sem rumo, e isso esta ficando cada dia mais forte.Eu nunca perguntei a Valeria ou a Quiu como elas se sentem , mas eu sinto que esse sentimento e comum. Nao da pra fingir que nada esta acontecendo, que tudo esta sobre controle ou que tudo vai ficar bem.Teoria e uma coisa, pratica outra e fe tambem.

Um dialogo me chamou atencao. Mae e filha, a mae machucada pela vida que a deixaram algumas marcas no rosto ainda jovial, a filha uma mulher de 17 anos e mae com Mola mas cheia de vida. Qume disse que mola tira a vontade de aproveitar a vida? Ao contrario , vivemos cada milezimo de segundos.

A mae chama a psicologa e pergunta:

_ Dra, pode beber no tratamento?

O Corredor estava cheio, todos colocando o BHGC em dia, mas ao soar dessa pergunta o silencio foi igual ao do gol do botafogo na torcida do flamengo. Sera que todo mundo gosta de um drink por aqui? Wow!

E a tao esperada resposta soou como gol do Brazil em copa do mundo.

_ Pode sim, so nao pode tranzar sem camizinha!

Senti que a galera foi ao delirio, joelho no chao e copo na mao.Haviamos acabado de escutar um testemunho de fe, do que Deus pode fazer, como diz meu pastor uma coisa nao anula a outra.Esse sabe o que diz.Agora se as ovelhas sabem o que fazem esse e outro papo.🙂

A filha da senhora que gracas a Deus fez a sabia pergunta, mandou ver na lingua pra mae!

_ Viu , eu te falei!

_ Mae , eu bebo , fumo , tranzo e me divirto so isso.Tem algum mal nisso?

_ O problema e que quando voce vai fazer xixi e volta pra mesa do bar, voce nao sabe oque colocaram na sua bebida.

O dialogo estava interessante mas a chegada da Eliane, 8 sessoes de quimio,chamou atencao de todas nos.

Enfermeira:

_ Seu cabelo caiu novamente?

Eu nem sabia que estava crecendo, desde a primeira vez que a vi, ela estava assim completamente careca e sorridente! So o chapeu que nao mudou, cai bem no rosto dela. Mulher bonita fica bem ate careca! Essa e uma delas!

Meu nome foi gritado. Ok, lets go. Eu queria tanto ver o Dr. Belfort…Nos encontramos no elevador, Dr. Belfort eu, Valquiria e mais umas 12 pessoas,tenho cansado subindo escadas,arriscamos o elevador. Caraca! Parecia um brinquedo da Disney, brinquedo de horror. Varias pessoas dentro de um elevador sem luz e ventilacao.

Pior ainda foi quando um engracadinho lembrou as condicoes do elevador. “_ Se parar como sempre, no meio do caminho, vai ser pior sem luz! “

Fui para a primeira sala-corredor.Estavam ali o Dr. Oswaldo C. V. Filho , o residente do toque, que quando me viu ja sorriu, e as enfermeiras, secretarias… Contei mais uma vez toda historia, entreguei os exames, esqueci a foto que ele mesmo havia pedido na vez passada, e ele mandou que eu fizesse o acompanhamento do pulmao,que e feito com raio x.

Fiz algumas perguntas que ficaram sem resposta, a unica certeza que eu tinha ate ali e que a Vera pode ficar descansada, eu posso tomar vinho, alias faz bem pra saude! A politica da equipe do Dr. Belfort e a seguinte ( eu acho), nos ja sabemos do que se trata, pra que voces precisam saber? Mas eu so queria entender, porque, se eu voltar a Santa Casa e ser atendida com os cirurgioes de plantao, eles com certeza me internarao. E depois do Dr. Oswaldo saber que a mola esta ali como diz o laudo da ultra,nao falou nada e mandou para o raio x direto. Ela esta ali Dr. , se ela ficar as chances de invasao sao grandes, nao e assim ?

Fiquei na esperanca de ver pela segunda vez, dessa vez no claro o Dr. Belfort. Mas …sai dali direto para uma fila enorme para fazer a carteirinha da Santa Casa.

Carteirinha: Papel parecido com o de pao, como um recibo da venda do seu Joao.O mesmo devera ser plastificado pelo paciente.

Objetivo da Carteirinha: Alguns exames tem que ser feitos la dentro, eles conhecem o problema ,sendo assim a analise e direcionada segundo a patologia.

Agora sim, era isso que eu precisava pra me sentir Brasileira!Bem vinda ao Brasil!

O sol esquentava nossos miolos, por alguns momentos nao sei porque me senti na novela das 8, Caminho para as Indias. Papelzinho nas maos terceira parada: sem nada no estomago as 1h da tarde,Raio X. Resultado so na semana que vem. O exame de sangue ficou para o outro dia.Hora do almoco!

Vamos comemorar?

Comemorar oque?

Uma coisa nao anula a outra!:)!

Hoje foi dia do BetaHCG. Vou entrando e comprimentando a galera, ja estou conhecida no laboratorio .

_ Bom dia gente!

_ Bom dia! Como vai a senhora? (o coral afinado responde de imediato ).A senhora hoje chegou mais cedo, como foi a taxa da semana passada?

Uma velinha sentada ao lado entra na conversa, “_A taxa do dolar aumentou, 2.22 !!!”

 In English

 

After a nice weekend, full of  joy and in a great atmosphere.  The week begins …this week has bonus, one more holiday.Wow!
I came from a country where they work for real, they don’t care about   holidays, to one contry that people does not work on holidays . They don1t show up in the day before or the day after the holiday, sometimes they skip the entire week depending on the sun.
Last week was rewarding, I met great friends, actually I take the liberty to use the term to I met my  family, because as “Uncle John” was keen to make clear, many years together I can consider myself  belonging to it.
Anyway, was a nice week , I had a meeting with a special friend, a Mozaic of wisdom with regard to faith. 
 

 Monday: Good morning Hospital!

Was 7:30 in the morning and we were already in it, firm and strong.  The corridor was crowded. My new “friends” were there again.
 
_ Hi , how are you? What´s about your rate( BHCG-blod test) today?
_ You Hair is falling down… 
_I’ve been  crying since last week with depression. And you? Cried too? ( one Girl asked to another).
_Did you vomit? And that secretion in the mouth? 
_Have you seen your skin? Has a new color…dark yellow ….
 
Monday is always a terrible day for ours emotions, the psychologists decided to make a small conference, some people have had to talk about “life with Mola.” The testimonies were full of tears, I held the most, but still  few drops rolled on my face.
One of the girls said she was almost done over there,  she completed 1 year of treatment. Each case may be a case, but the treatment is to everybody, is general, we are taking, we must take it.
 
  Finally I found something that “push me to the floor,” … I get destabilizes my Mondays in Santa Casa( in the hospital).I leavethe hospital without direction, and it is getting even more strong.I never asked for my friends ( Quiu or Valeria) how they feel, but I feel that this sentiment is common. It’s not pretend that nothing is happening, that everything is under control or that everything will be fine.Teoria is one thing, practice another, and faith too.
A dialog called me attention. Mother and daughter, mother injured by life that have left some marks on her face even jovial, the daughter  a woman 17 years old and mother already , with Mola but full of life. How  said Mola takes the willingness to take the life? By contrast, we live each milezimo of seconds as was the last.
The mother called the psychologist and asks:
_ Dr,   maythey drink in the treatment?
The corridor was full,  but everyone was quiet to hear the answer . I think  everybody likes a drink around here! Wow!
And so the expected response sounded as goal in Brazil’s World Cup.
_ Yes,  they can drink ,they just can not make sex without condom!
_ See, I told you! (her doughter said loud)
_ Mom, I drink,  I smoke, and Imake sex to have some fun.Waht is so bad about that?
_ The problem is that when you go pee and come back at the bar , you do not know what they  put in your drink.
The dialogue was interesting but the arrival of Jane, 8 sessions of chemo, drew attention of all of us.
  Nurse:
_ You  hair fell again?
I knew that was not growing, since the first time I saw her, so she was completely bald and smiling! She didan’t changed her hat.
Some women are pretty even bald! She is one of them!
My name was yelled by some nurse. Ok, lets go. I wanted to see  Dr. Belfort … We met in the elevator, Dr. Belfort , Valquiria and I…I almost forgot and  more  12 people in one elevator! I am getting tired going up on stairs, than we got a ride in the old elevator . Shit! It seemed a toy of Disney, scary one. Several people inside an elevator without light and ventilation.
 Was funny when one guy started an conversation about  the conditions of the elevator. “_ If this thing stop today as always , in the middle of the road, will be worse without light! “
I went to the first room, as soon as I heard my name.Were there Dr. Oswaldo C. V. , a resident , who smiled when he saw me , and the nurses, secretaries … I gave to them my lasts   exams, I forgot the photo that he had asked the last time I was there. He told me they need start monitoring my lung, X-ray.
 
I had some questions that remained unanswered, The policy of  Dr. Belfort team’s (I think) is : we already know what it is, why do you need  to know? Dr. Oswaldo knows that the mola is there as the report of the last  ultra,He didnt  say anything, He sent me straight to the x ray.
 
I was hoping to see  Dr. Belfort for the second time, this time in a  clear room. But…
The sun warm up our brains on line to take the X-ray.  I had anything nothing in my stomach since I woke up. Was already  1 pm. The Result ? Only next week. The blood test I postponed .
After x-RAY, LANCH TIME! 
Let’s celebrate?
Celebrating what?
The life!:)! My friend and I went to a nice place to rest. What a such morning we had!
Today was   BetaHCG day. I went to take the exam , I think I have known EVERYBODY in the laboratory.
_ Hello people!
_ Good day! How are  you Lili? (the choir responds immediately and tuned). You arrived earlier today, are feeling ok?
An old lady  sat next to me started  a conversation, “_A rate of U.S. dollars increased, 2.22!”
_Yes mam , I said!
 
I just want get out that place as soon as possible.

 

 

 

 

No comments yet

Leave a Reply

